Seguro Desemprego para Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Recebe Seguro Desemprego?

Se você sonha em ser um Jovem Aprendiz precisa saber de algumas coisas, primeiro você nunca deve ter trabalhado de carteira assinada, o programa jovem aprendiz foi criado para beneficiar o jovem estudante que não possui nenhum histórico de trabalho e busca ingressar no mercado de trabalho de forma que continue estudando e consiga a experiência necessária. Em alguns casos podendo até garantir um curso profissionalizante que a própria empresa oferece.

seguro-desemprego-jovem-aprendiz

Quando uma empresa contratada um Jovem Aprendiz ela tem que cumprir com os salários, benefícios e direitos deles, tais como um vale-transporte, vale-alimentação ou vale-refeição, assistência médica, férias remuneradas e todos os demais benefícios dados a seus trabalhadores. Então isso significa que os Jovens Aprendizes estão sim assegurados com todos os benefícios dispostos a um trabalhador formal, inclusive o Jovem Aprendiz possui o benefício do seguro desemprego.

Para um Jovem Aprendiz ter acesso ao Seguro Desemprego é necessário não ter sido demitido por uma causa justa, você também não pode possuir nenhuma outra renda além do benefício de Seguro Desemprego, como é a sua primeira vez fazendo a solicitação do seguro desemprego é obrigatório que você tenha trabalhado por doze meses nos últimos dezoito meses trabalhados.

Como vimos um Jovem Aprendiz possui direito ao benefício do Seguro Desemprego, mas isso não significa que você deve relaxar e encarar esse tempo como beneficiário de Seguro Desemprego como umas férias de suas obrigações, você deve procurar um novo contrato como trabalhador efetivo para o quanto antes.

Caso você não esteja em condições para voltar ao mercado de trabalho, você ainda pode optar por realizar cursos através da internet ou presenciais, alguns cursos online gratuitos podem ser feitos em poucos dias o que melhora ainda mais a sua qualificação.

Compreenda também que toda a lei e regras para o benefício do Seguro Desemprego valem para o Jovem Aprendiz, isso quer dizer que você deverá solicitar o seu benefício da mesma forma que um trabalhador normal e estará sujeito às mesmas parcelas que eles.

Para que o Jovem Aprendiz receba o Seguro Desemprego é importante que ele tenha uma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou uma conta Poupança, pois o benefício somente poderá ser recebido através de uma conta da Caixa, e vale também informar que você vai precisar possuir um Cartão Cidadão.

jovem-aprendiz-seguro-desemprego

Parcelas Seguro Desemprego 2018

O seguro desemprego do jovem aprendiz será pago de 3 a 5 parcelas, elas poderiam ser sucessivas ou alternadas, tudo vai depender da sua situação.

Saiba que até mesmo o Jovem Aprendiz pode agendar seu Seguro Desemprego pela internet, para isso basta acessar o site do Ministério do Trabalho e agendar o seu benefício.

Quando for fazer seu agendamento para o Seguro Desemprego como Jovem Aprendiz você vai informar o Estado e o Município que deseja realizar seu atendimento para o benefício, no momento seguinte escolha a unidade que mais te favorece e então marque o tipo de agendamento que precisa, nesta situação o agendamento que você irá solicitar é do seguro desemprego.

Com essas informações já dadas você agora terá uma nova página será aperto os campos que deverão ser preenchidos com suas informações pessoais, como o número de seu CPF, o seu telefone e a data de seu nascimento. E como última etapa você deve informar o dia e a hora que deseja para fazer seu atendimento, guardando as informações necessárias.

Uma boa dica é que para o Jovem Aprendiz é fazer seu agendamento ao Seguro Desemprego na parte da noite, pois assim o site não vai estar tão carregado e você poderá escolher melhor o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *