Seguro Desemprego Formulário de Requerimento

Formulário de Requerimento Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um auxilio dado aos trabalhadores brasileiros que foram demitidos recentemente, sendo hoje em dia um dos mais importantes benefícios distribuídos pelo Governo Federal.

Antes de solicitar seu Seguro Desemprego é importante que você aprenda algumas coisas sobre ele, pois assim já saberá como ele funciona e poderá evitar problemas maiores.

seguro-desemprego-requerimento

O Seguro Desemprego é pago em formas de parcelas, que costumam ser de três ou cinco e são distribuídas de forma continuas ou alternadas, e dependem diretamente da quantidade do tempo que você trabalhou naquela empresa.

Aqueles que tem direito do Seguro Desemprego são os trabalhadores formais e domésticos que foram dispensados sem justa causa, os profissionais que estão suspensos por causa de alguma participação de um curso ou algum programa de qualificação profissional do próprio empregador.

Além disso os pescadores profissionais também recebem o Seguro Desemprego nos perídios de defeso e ainda é dado para os trabalhadores que foram resgatados de condições similares a escravidão.

Valor e pagamento das parcelas do Seguro Desemprego

Muitos acham que os cálculos são coisas difíceis demais e por esse motivo acabam não fazendo, mas saiba que calcular o valor de seu Seguro Desemprego é muito simples e pode te ajudar muito.

Afinal tendo uma ideia do que você vai receber como Seguro Desemprego pode te ajudar a se programar enquanto não consegue outro emprego, tornando assim o calculo do Seguro Desemprego algo indispensável para os que buscam uma organização financeira.

Para realizar o calculo do valor das parcelas do Seguro Desemprego você vai precisar calcular a média dos seus últimos três salários, e se você for um pescador artesanal, empregado doméstico ou um trabalhador que foi resgatado você vai receber como Seguro Desemprego um salário mínimo.

Compreenda que o Seguro Desemprego é um benefício pessoal, isso significa que apenas você poderá recebe-lo e mais ninguém, salvo raras ocasiões que são mortes do beneficiário, alguma grave moléstia ou moléstia contagiosa, ou até mesmo as que impedem sua locomoção.

Essas exceções ainda incluem o trabalhador que está preso – neste caso ele receberá as parcelas em forma de procuração – e aqueles que não se apresentaram, nesta ocasião o juiz irá determinar quem pode receber em seu lugar.

seguro-desemprego-formulario

Como fazer requerimento do Seguro Desemprego

Se você deseja solicitar o Seguro Desemprego deverá ir até um posto do Ministério do Trabalho em sua cidade, ou na SRTE ( Superintendência Regional do Trabalho e Emprego ) ou no SINE (Sistema Nacional de Emprego), sendo também possível a solicitação dentro de uma agência credencial da Caixa.

Lembrando que essa visitar poderá ser agendada através da Internet em um posto de Poupa tempo ou no sistema online da SAA, que é um sistema próprio para agendamento. Ali você vai preencher com suas informações pessoais e outras que serão necessárias para agendar no local próprio de sua região.

Quando você efetuar por completo seu agendamento você vai ser informado o loca, dia e hora para seu atendimento e também lhe será avisado com quais documentos você deverá levar no dia.

Caso já deseja se adiantar saiba que os documentos necessários para o Seguro Desemprego são uma documentação oficial com foto, o CPF, a sua Carteira de Trabalho, o Requerimento do Seguro Desemprego impresso – você vai conseguir no final de seu agendamento -, documentos do FGTS – é comum receber eles quando você é demitido – e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *